De onde vem aquele azul maravilhoso!

|

Vocês já devem ter visto aquele azulão maravilhoso que alguns chamam de "azul bic" e que no verão 2012 virá com força total. Mas vocês sabem da onde é originária essa cor maravilhosa, que está fazendo a cabeça dos fashionistas?
O mestre se chama Yves Klein. Muitas pinturas de Yves eram monocromáticas, mas sem fixar-se em uma única cor. Ao final dos anos 50, seus trabalhos tornaram-se quase exclusivamente produzidos em um matiz azul intenso, que ele patenteou como International Klein Blue, embora a cor jamais tenha sido produzida comercialmente.
Paralelamente às pinturas convencionais, em diversos trabalhos, Klein utilizou-se de modelos nuas cobertas com tinta azul. Elas moviam-se ou imprimiam-se sobre telas para formar a imagem, utilizando as modelos como “pincéis vivos”. Este  trabalho foi denominado “Antropometria”. Outras pinturas com este método de produção incluem “gravações” da chuva, que Klein realizou dirigindo na chuva a mais de 100 km/h, com uma tela atada ao teto de seu carro e telas com formas provocadas por sua queima com jatos de fogo. Algumas vezes, as criações de suas pinturas se transformavam em performances.








0 comentários:

Postar um comentário

Busca